Advocacia Garcez

Direito, Justiça e Democracia

Nossa missão

Usar o conhecimento jurídico na luta por igualdade, dignidade e da emancipação da classe trabalhadora.

QUEM SOMOS

Fundada em 1996, a Advocacia Garcez resulta da atuação integrada de profissionais com bases jurídicas diferenciadas, que compartilham dos mesmos objetivos: contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e fraterna, por meio da prestação de serviços jurídicos com qualidade, constante atualização e seriedade.

Nossa dedicação e compromisso com a defesa dos interesses das entidades sindicais que assessoramos levam em consideração o uso do conhecimento técnico-jurídico na defesa de causas nobres e justas e como instrumento na busca da justiça, da igualdade e da dignidade da pessoa humana.

A atuação de nosso escritório, com sede em Brasília e filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Palmas/TO, destina-se a representação exclusiva de trabalhadores e sindicatos, nas diversas áreas do direito necessárias à superação dos seus desafios e conectados às suas lutas.  Nossa sede em Brasília dedica-se também à atuação especializada perante os Tribunais Superiores, bem como junto aos diversos órgãos públicos, além de prestarmos consultoria legislativa. A luta contra as privatizações tem sido também um dos principais focos de nossa atuação, o que tem exigido uma ampliação e aprofundamento do escritório na área do direito societário e comercial, incluído, aí, também, o direito internacional, pelas características do investimento das empresas foco do processo de privatização.

​Em busca de um atendimento seguro, moderno e personalizado, nossa equipe de advogados está em constante atualização e aperfeiçoamento. Estamos estruturados para operar com elevado número de processos e de demandas urgentes e simultâneas, fazendo uso das mais recentes inovações disponíveis na informática jurídica, permitindo rápida e eficiente troca de informações.

Além do conhecimento técnico-jurídico, não se pode desconsiderar a vertente política e social de cada causa, que varia conforme as peculiaridades de cada agente envolvido na demanda. Nossa atuação contempla serviços aperfeiçoados ao longo de 20 anos de experiência defendendo sindicatos, conjugados com importantes diferenciais que nosso escritório tem a oferecer.

Coordenador-Geral

Maximiliano Nagl Garcez

Advogado desde 1994 nas áreas de direito do trabalho e sindical, com ênfase na atuação junto aos Tribunais Superiores, representando trabalhadores, entidades sindicais e movimentos populares. Bacharel em Direito e Mestre em Direito das Relações Sociais, ambos pela UFPR; em 2004 recebeu prêmio da Comissão Fulbright, atuando como Visiting Fellow (Pesquisador-Visitante) na Harvard Law School. É Diretor para Assuntos Legislativos da ALAL – Associação Latino-Americana dos Advogados Laboralistas. Presta consultoria no Brasil em processo legislativo; foi consultor juridico do Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, contratado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Fluência em inglês e espanhol; nível intermediário em tétum. Proferiu palestras e conferências no Canadá, Chile, Cuba, EUA, México e Timor-Leste. Artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior.

Advogado

Alan Trajano

Advogado com 30 anos de atuação, especializado em direito público, especialista em políticas públicas e gestão governamental, pós graduado em administração e bussines. Exerceu os cargos de assessor jurídico da Liderança do PT na Câmara dos Deputados, Chefe da Assessoria Especial da Secretaria de Governo da Presidência da República, Consultor Jurídico do Ministério das Comunicações, Procurador Jurídico dos Conselhos Regionais de Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Serviço Social. Elaborou a primeira minuta do Estatuto da Mobilidade Urbana e da Lei que criou a ANS. Também trabalhou com movimentos sociais na Bahia (Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Salvador – direitos humanos e luta por direito à Moradia), e foi  membro da direção do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Diretor da Associação Nacional de Solo urbano – ANSUR, e advogado trabalhista por 10 anos no início da carreira. Trabalhou com a Pastoral do Menor na implantação dos conselhos municipais e conselhos tutelares da criança e adolescente na Bahia, em projeto desenvolvido conjuntamente com a UNICEF.

Advogado

Felipe Gomes da Silva Vasconcellos

Advogado nas áreas de direito do trabalho e sindical, representando trabalhadores e entidades sindicais. Professor visitante no Doutorado em Derecho del Trabajo, Previsión Social y Derechos Humanos, da Universidad de San Carlos de Guatemala. Professor na Pós Graduação em Direito e Processo do Trabalho da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário Padre Anchieta. Professor curador do módulo de Teoria Geral do Direito do Trabalho, na pós graduação em Direito e Processo do Trabalho à distância, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua prioritariamente com demandas coletivas e assessoria legislativa. Mestre em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo – USP. Membro do Conselho Editorial da Revista Centro de Memória Operária e Popular (CEMOP). Membro da Red Eurolatinoamericana de análisis de trabajo y sindicalismo. Membro do Comitê Científico Internacional do IV Congreso Iberoamericano sobre Acoso Laboral e Institucional, realizado na Colômbia. Proferiu palestras e conferências na Colômbia, Cuba, Argentina, Guatemala e Brasil. Fluente em inglês e espanhol. Em 2016 recebeu prêmio do Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas, em 1º lugar, com a melhor tese na área “Discriminação nas Relações de Trabalho: gênero, raça, e os ‘fora da lei'”, com o tema “Disciplina do corpo nas relações de emprego: limites ao poder diretivo do empregador”.

Advogado

Diego Felipe Bochnie Silva

Graduado em Direito pela UFPR. Concentração em Direito Público. Cursou Pós Graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário na EMATRA-PR (Escola da Associação da Magistratura do Trabalho do Estado do Paraná). Foi Secretário do Centro Acadêmico Hugo Simas. Foi Presidente do Partido Acadêmico Renovador. Foi empregado concursado da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Advogado Trabalhista desde 2010 na Advocacia Garcez. Atuou na área de assessoria parlamentar de entidades sindicais. Atua nas áreas de advocacia individual e sindical, especialmente em favor dos trabalhadores do Setor Elétrico. Participou de Congressos internacionais de Direito Sindical e Direito do Trabalho na Argentina, Brasil, Cuba e Uruguai.

Advogado

Bruno Jugend

Advogado formado em direito pela Universidade Federal do Paraná, coordenador do Setor Recursal da Advocacia Garcez.

Advogado

Paulo de Carvalho Yamamoto

Graduado em Direito pela USP. Mestre em Direito do Trabalho e da Seguridade pela USP. Doutorando em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela USP. Membro da Comissão Especial de Direito Sindical da OAB-SP. Editor do Blog Liberdade Sindical. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital

Advogada

Clara Lis Coelho

Advogada nas áreas de direito do trabalho, sindical, administrativo e constitucional, atuando prioritariamente na luta contra as privatizações e assessoria legislativa. Bacharel em direito pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes e pós graduanda em Direito Público. Proferiu palestras no Brasil e na Colômbia.

Advogado

Ramon Arnús Koelle

Assessor jurídico do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).  Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direitos Fundamentais e Processo Penal pelo IBCCRIM.  Atuou no projeto “Tecer Justiça: Repensando a Prisão Provisória”, realizado pelo Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC) e pela Pastoral Carcerária, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Autor do Artigo “Ato infracional: oitiva informal, remissão e construção de identidade”, publicado no livro “Estatuto da Criança e do Adolescente: Estudos em comemoração aos 20 anos – São Paulo: Editora Ltr, 2010”. Menção Honrosa no Prêmio TGI da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, com o trabalho intitulado: “Substituição ou regressão das medidas socioeducativas: Um debate sobre Direito e Sistemas Disciplinares”. Atua na defesa de movimentos sociais, tendo passado por movimentos de luta por reforma agrária e urbana, com expertise na atuação judicial de demandas coletivas envolvendo direito a moradia e litígios administrativos para defesa de garantias constitucionais.

Advogado

Felipe Vono

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Advogado do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Intercambista da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL).

Advogado

Fernando L. C. Antunes

Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB). Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou no Ministério da Justiça em 2009 e 2010. Consultor da UNESCO e do PNUD/ONU em ações para o governo federal nos anos de 2012, 2013 e 2014.

Advogado

Éder Melo

Graduado em Direito pela PUC MG\2002, Pós-graduado em Gestão Executiva em Negócios do Desenvolvimento Sustentável – UnB\UFBA, Pós-graduando em Processo Civil –Damásio Educacional. Concentração em Direito Civil e Trabalhista. Atua na Advocacia Garcez a partir de 2018. Foi Pres. do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, integrando a diretoria executiva por 14 anos.  Foi Conselheiro Nacional Deliberativo da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil; Conselheiro Fiscal da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.  Ex-Gerente de Divisão – Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil – Direção Geral – Brasília. Foi Diretor Executivo da Fundação Banco do Brasil.

Advogada

Maria Clara Araujo

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Graduada em Direito Administrativo pela UCAM. Ex-assessora jurídica da Procuradoria Geral do Município de Rio  das Ostras e Ex-advogada administrativista do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro.

Advogada

Marina Marçal

Advogada Trabalhista. Formada em Direito pela UFF (2013). Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2015). Mestranda em Sociologia e Direito pela UFF e em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET (2016). Promotora Legal Popular formada pelo Curso de Extensão da UFRJ (2017). Pesquisadora de Direito Urbano e Ambiental pela UFF e FIOCRUZ (2012). Atuação em Direito do Trabalho e em Pesquisas com Recorte de Raça e Gênero.

Advogada

Cleide Mara Felix Da Silva Sobral

Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel- UNIVEL e Pós-Graduada em Direito do Trabalho pela EMATRA – Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná;  Possui titulação em Curso de Direito Previdenciário pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel- UNIVEL e de Analista dos Tribunais pela Rede de Ensino LFG.

Advogado

Felipe Lopes Tamelini

Advogado nas áreas de direito do trabalho e sindical, representando trabalhadores e entidades sindicais. Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cursa Especialização em Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Foi assessor jurídico na Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região (MPT-SP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital.

Advogada

Monique Gonçalves Di Carlo

Advogada nas áreas de Direito Administrativo, Constitucional e Civil. Graduada em Direito pela Universidade São Judas Tadeu – USJT. Atua prioritariamente nos interesses da Associação dos Servidores e Servidoras da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – ASDPESP. Estagiou em diversos órgãos públicos como Prefeitura Municipal de São Paulo – PMSP, Procuradoria do Estado de São Paulo – PGE e Defensoria Pública do Estado de São Paulo – DPESP.

Advogado

Rodrigo Oliveira Salgado

Advogado. Doutor e mestre em Direito Econômico pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Direito Econômico da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Nove de Julho.

Advogado

Angelo Remedio Neto

Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuação em Direito Administrativo, Econômico e Societário.

Consultora

Maristela Braga

Trabalhou na Companhia Paulista de Força e Luz. Por 17 anos foi assessora da categoria eletricitária na área regulatória. Na Assembleia Legislativa de SP assessorou as Comissões de Serviços e Obras Públicas, Direitos do Consumidor, Meio Ambiente, Infraestrutura e Transporte. Trabalhou na Sanasa – Sociedade de Abastecimento e Saneamento de Água de Campinas. Foi Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campinas e Assessora de Relações Institucionais da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho  e Empreendedorismo de São Paulo.

Consultor

Jerônimo Guedes

Pós-Graduação – Mestrado Incompleto (Créditos concluídos e aprovado na qualificação) Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP Programa de Pós-graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) na área de concentração Telecomunicações e Telemática Tema: Avaliação Econômica de Redes de Acesso. Graduação (1982-1986) – Engenharia Elétrica (Ênfase Eletrônica) Universidade Federal de Pernambuco. Técnico em Telecomunicações (1982-1983) – Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFPE) Início de carreira, em 1987, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebras (CPqD), no qual atuou até 1999. Foi diretor do SintPq (Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia – SP), de 1994-1997, e vice-presidente da AFCPqD (Associação dos Funcionários do CPqD). Entre 2000 e 2033 foi responsável, na diretoria de engenharia, pela introdução de novos serviços na Amazônia Celular e Telemig Celular. Assessor Técnico da Liderança do PT na Câmara de Deputados para as áreas de Telecomunicações, Energia e Petróleo de dezembro de 2003 a março de 2017.

Estagiário

Bernardo Lemos e Fialho

Estudante de Direito na Faculdade Nacional de Direito (UFRJ). Diretor de Comunicação do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (CACO) e militante do Levante Popular da Juventude. Estagiário na Advocacia Garcez desde 2017.

Estagiário

Deilher Samuel dos Santos

Estudante de Direito na UniOpet. Estagiário na Advocacia Garcez desde 2017. Atua na área do Direito do trabalho.

Estagiária

Laryssa Mazo Pintor de Lima Rodrigues

Graduanda em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estagiária desde 2018 na Advocacia Garcez. Atua na área de Direito do Trabalho, prioritariamente com ações coletivas.