Na noite desta terça-feira (15/08), a tradicional Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista recebeu o lançamento do livro A era dos zero direitos: trabalho decente, terceirização e contrato zero-hora, de autoria de Patrícia Maeda, Juíza do Trabalho da 15ª Região.

Nas palavras do Professor Titular de Sociologia da Unicamp, Ricardo Antunes – que assina a contracapa – a obra é “uma crítica qualificada e firme às imposições cada vez mais fortes das classes proprietárias e de seus governos em direção ao desmonte dos direitos do trabalho”.

Fruto de suas pesquisas de mestrado na Faculdade de Direito da USP, o livro chega em momento de grande conveniência, tendo em vista a aproximação da entrada em vigor da inconstitucional Reforma Trabalhista proposta e sancionada pelo Presidente ilegítimo Michel Temer. Neste sentido, o Prof. Jorge Luiz Souto Maior afirma na introdução do livro que “A leitura da obra, aliás, faz-se bastante oportuna, para que se possa perceber o quanto de retrocesso a proposta do trabalho intermitente, vendida como moderna, representa”.

Diante de um clima político e econômico desesperador vivido pela classe trabalhadora brasileira, a obra contribui para a construção da necessária resistência, sendo, por isso, de leitura imprescindível tanto para os trabalhadores, como para operadores do Direito que atuam na defesa dos Direitos Sociais e da própria democracia brasileira.

Colegas da Dra. Patrícia Maeda no Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital, os advogados Flávia Maria Pereira e Paulo de Carvalho Yamamoto da Unidade São Paulo da Advocacia Garcez participaram do concorrido evento, sendo presenteados com emocionante dedicatória da autora segundo a qual “Dias melhores virão!”.