O Dr. Paulo Yamamoto, coordenador da área sindical da Advocacia Garcez, participou, na noite de ontem (26/09), do Seminário “Perspectivas e Debates sobre a Reforma Trabalhista”, organizado pelo Departamento Jurídico XI de Agosto, vinculado à Faculdade de Direito da USP.
Debatendo “A Reforma Trabalhista e o Direito Processual Trabalhista”, além do mediador, Dr. Paulo Yamamoto, falaram a Dra. Valdete Souto Severo, Professora e Diretora da FEMARGS e Juíza do Trabalho em Porto Alegre e o Dr. Jorge Cavalcante Boucinhas, Professor da FGV e advogado em São Paulo.
Segundo o Dr. Boucinhas, o principal problema da implementação do Direito do Trabalho no país é a falta de Auditores Fiscais do Trabalho, sem os quais qualquer alteração legislativa tende a ser ineficaz. A Dra. Valdete, por sua vez, destacou os prejuízos que a Reforma Trabalhista impõe à parte mais fraca do processo do trabalho, quer seja, o trabalhador. Por fim, o Dr. Paulo apontou a drástica redução orçamentária sofrida pela Justiça do Trabalho como uma terrível, porém poderosa, iniciativa de se tentar extinguir este ramo do Poder Judiciário.
O público presente no auditório da Associação dos Advogados de São Paulo acompanhou com grande atenção e entusiasmo o debate franco e a troca de ideias que o evento proporcionou.
Hoje, a partir das 20h, o Dr. Felipe Vasconcellos, coordenador da Unidade São Paulo da Advocacia Garcez, se unirá ao Dr. José Carlos Callegari do Departamento Jurídico do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo e o dirigente sindical Luiz Carlos Prates da CSP-Conlutas para discutir o tema “Os sindicatos e a Reforma Trabalhista”.