Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa


Dia 21 de janeiro é O Dia Mundial da Religião, data que tem o objetivo principal de promover o respeito e a tolerância a todas as crenças e religiões existentes no mundo e incentivar a convivência pacífica entre todas as ideologias religiosas e doutrinais.
Infelizmente as questões religiosas sempre foram motivo ou justificativa para as piores guerras e conflitos que a humanidade já presenciou, e presencia hoje.
No Brasil esta data, por força da Lei n.º 11.635, de 27 de dezembro 2007, é comemorado O dia nacional de combate à intolerância religiosa, em homenagem a Mãe Gilda, vítima do crime de intolerância, por professar fé em religião de matriz africana, crença está ainda mais discriminada visto o racismo estrutural perpetuado em nossa sociedade.
Vale lembrar que vivemos em um país laico e a intolerância religiosa é crime, passível de punição prevista no Código Penal. E, ainda mais importante, é relembrar que, em essência, o objetivo principal das religiões é a paz, o respeito e o equilíbrio entre os seres humanos e a natureza.