Dia Internacional das Pessoas Idosas
O Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, é uma ocasião importante para refletir sobre a contribuição valiosa que as pessoas mais velhas fazem para a sociedade e reconhecer os desafios que enfrentam à medida que envelhecem. Esta data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre as questões relacionadas ao envelhecimento e para celebrar a diversidade e riqueza das experiências dos idosos em todo o mundo.
Contudo, à medida que as pessoas envelhecem, muitas vezes enfrentam questões de saúde, solidão e discriminação. A discriminação por idade, conhecida como etarismo, assim como ageismo e idadismo, também é uma preocupação. Isso ocorre quando os idosos são tratados de maneira injusta ou desrespeitosa devido à sua idade. O etarismo pode afetar negativamente a autoestima e a saúde mental dos idosos, bem como limitar suas oportunidades de emprego e participação na sociedade.
Para enfrentar esses desafios e celebrar verdadeiramente o Dia do Idoso, é fundamental promover o envelhecimento saudável e ativo, bem como, reconhecer que os trabalhadores mais velhos também trazem várias vantagens para o mercado de trabalho. Isso inclui: acesso a cuidados de saúde; combate ao etarismo; promoção da participação social; flexibilidade no trabalho; treinamento e capacitação; promoção da diversidade etária, políticas de aposentadoria flexíveis; e fomento da saúde mental.
O Dia do Idoso é uma oportunidade para celebrar a riqueza das experiências e a sabedoria dos mais velhos, ao mesmo tempo em que conscientizamos sobre os desafios que enfrentam. É preciso reconhecer que os idosos desempenham um papel vital no mercado de trabalho, trazendo consigo experiência, conhecimento e estabilidade. O etarismo é um tipo de preconceito que merece mais atenção e esforço para ser combatido. Cada um de nós pode contribuir para isso, valorizando e respeitando as pessoas mais velhas em nossa comunidade e trabalhando juntos para construir um futuro melhor para todas as gerações.
#diainternacionaldaspessoasidosas #Saúde #DigaNãoaoAgeísmo
#GlobalCampaigntoCombatAgeism #Igualdade #DireitosSociais #Sindicalistas